Bancos de dados. Mas afinal, o que seria isso?

A grande maioria de nós atualmente está em constante contato com diversos aparatos tecnológicos. E certas vezes chegamos a escutar certos termos tecnológicos, que não sabemos o que significa. Um desses termos é o banco de dados.

O banco de dados é uma coleção de informações sobre algo que você possua, por exemplo um armazenamento do conteúdo do seu site. Você deve pensar que o banco de dados seria como uma grande biblioteca, e que seria possível catalogar e definir as posições de cada livro, que seriam equivalentes aos dados dentro do banco.

E para acessar essas informações armazenadas? Como eu poderia fazer? Para isso os programadores criaram diversas linguagens de programação. Essas linguagens de programação permitem que você saiba, por exemplo, quanto os empregados estão recebendo em média e qual é produto mais vendido daquela empresa.

Nem preciso dizer que como tudo na informática, o banco de dados evoluiu. E evoluiu muito. Surgi assim o banco de dados em rede, que vieram para modernizar o modelo vigente utilizado até então. Essa é apenas uma das grandes evoluções no que diz respeito a banco de dados.

E não podíamos falar sobre banco dados, sem mencionar também a linguagem SQL, que possibilitou que o programador conseguisse falar com a própria máquina. Interessante, não é? Essa linguagem foi uma revolução neste meio, porém, já sofreu as suas evoluções também. Não foi deixada para trás, o que é um alivio.

Espero ter esclarecido e ajudado na compreensão do que seria um banco de dados.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *